01 AGO 2025
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) suspendeu a investigação da Polícia Federal (PF) contra Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi proferida nessa quinta-feira (31) pelo desembargador e vice-presidente da Corte, Jésus Nascimento, que acatou um recurso apresentado pela defesa do dirigente.
De acordo com o magistrado, não há elementos concretos que vinculem Samir Xaud a práticas criminosas. “Não restaram demonstrados elementos concretos de autoria e materialidade delitiva capazes de associar a participação do paciente na prática de crime eleitoral”, apontou o desembargador em sua decisão.
A CBF informou, por meio de nota oficial, que nenhuma apreensão foi feita durante as diligências realizadas na sede da entidade, no Rio de Janeiro. A instituição também destacou trechos da decisão judicial que classificam a medida de busca e apreensão como “desproporcional” e indicam a existência de “grave constrangimento ilegal”.
Após a decisão, Samir Xaud se manifestou publicamente: “Sei de onde eu vim, sei quem eu sou e mantive a tranquilidade nos últimos dias, apesar da injustiça cometida e da grave exposição negativa da minha imagem. Seguirei trabalhando com foco, fé e honestidade em prol do futebol brasileiro.”
Autor(a): BZN