Mundo

Trump ameaça Rússia com submarinos nucleares após fala de Medvedev

01 AGO 2025

Foto: Reprodução e Wikimedia Commons

O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira (1º) que ordenou o reposicionamento de dois submarinos nucleares americanos como resposta direta a declarações feitas por Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país.

A declaração foi publicada por Trump em sua rede social, a Truth Social: “Com base nas declarações altamente provocatórias do antigo Presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, que é atualmente o Vice-Presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, ordenei que dois submarinos nucleares fossem posicionados nas regiões apropriadas, para o caso de estas declarações tolas e inflamatórias não passarem disso mesmo. As palavras são muito importantes e podem muitas vezes levar a consequências inesperadas. Espero que este não seja um desses casos. Obrigado pela vossa atenção a este assunto!”.

Apesar do tom alarmante, não há confirmação oficial de que os submarinos tenham sido realmente movimentados ou de que estejam armados com ogivas nucleares. O Departamento de Defesa dos EUA não comentou a publicação.

A retórica ocorre poucos dias após Trump impor um ultimato de 10 dias à Rússia para que aceite um acordo de paz na guerra contra a Ucrânia. Caso contrário, o republicano prometeu retaliações econômicas severas, como tarifas e sanções.

Autor(a): BZN



últimas notícias