26 ABR 2025
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o pedido de destaque que havia feito no julgamento sobre a manutenção da ordem de prisão do ex-presidente Fernando Collor. Com a decisão, o caso será retomado na segunda-feira (28), às 11h, no plenário virtual da Corte.
Inicialmente, nessa sexta-feira (25), Mendes havia solicitado o destaque, o que transferiria a análise para o plenário físico. No entanto, ele recuou, permitindo que o julgamento siga no ambiente virtual, onde os ministros apenas registram seus votos eletronicamente, sem debates presenciais.
Antes da suspensão, o placar era de 6 votos a 0 a favor da manutenção da ordem de prisão, conforme voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, acompanhado por Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Edson Fachin.
Com a retomada do julgamento, os votos já proferidos serão preservados. Como a maioria necessária já foi alcançada, restam apenas os votos dos ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Luiz Fux e André Mendonça. O ministro Cristiano Zanin se declarou impedido de participar da votação.
Autor(a): BZN
Pau dos Ferros: Carmelo Neto destaca legado de Bolsonaro no Nordeste durante enc
26 ABR 2025