11 JUL 2025
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, afirmou que o aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros pode provocar “impactos significativos” na indústria potiguar. A declaração foi feita nesta quinta-feira (10), em vídeo publicado nas redes sociais da entidade.
Mais cedo, Roberto Serquiz concedeu entrevista coletiva à imprensa na Casa da Indústria, em Natal, para expressar a preocupação do setor produtivo do estado com a possível imposição de tarifas de até 50% sobre exportações brasileiras ao mercado norte-americano.
“Estamos diante de um cenário de incertezas e riscos futuros em função do anúncio da tarifa de 50% sobre a exportação brasileira para os Estados Unidos. Estamos falando da maior economia do mundo, com 200 anos de parceria com o Brasil”, afirmou o presidente da Fiern.
Segundo ele, o Rio Grande do Norte tem pelo menos cinco setores com forte dependência do mercado norte-americano para exportações. “Estamos conversando com os presidentes dos sindicatos, avaliando situações, avaliando cenários, em contato permanente com a Confederação Nacional da Indústria”, declarou.
Serquiz concluiu ressaltando a preocupação da federação com o “quadro de vulnerabilidade” e afirmou que a saída para evitar prejuízos “imensuráveis” passa necessariamente pelo diálogo com autoridades e instituições envolvidas.
Autor(a): BZN