Cidade

Família potiguar busca com urgência doador de medula óssea para criança em tratamento contra leucemia

29 ABR 2025

Foto: Divulgação

A família do potiguar Bernardo Barreto de Oliveira, 13 anos, está em busca de um doador de medula óssea compatível para ajudar em seu tratamento contra leucemia. Diagnosticado desde janeiro de 2023, após um período de estabilidade, a doença voltou e agora Bernardo precisa, com urgência, da doação para salvar sua vida. 

Os pais de Bernardo, Mona Lisa e Leonardo Oliveira, iniciaram uma campanha nas redes sociais que tem mobilizado milhares de pessoas. Até o momento, o vídeo publicado no dia 24 de abril já conta com mais de 1 milhão e 600 mil visualizações. Jornalistas e veículos de imprensa locais também têm abraçado a causa para ajudar na divulgação do caso.

No vídeo, ao lado dos pais, Bernardo pede para que pessoas entre 18 e 34 anos façam o cadastro como doadores voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Após o cadastro, o voluntário passa a integrar o banco nacional de doadores e poderá ser acionado se for compatível com Bernardo ou algum outro paciente. O cadastro é rápido, totalmente gratuito e pode ser realizado no Hemonorte, localizado na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol.

Nesta quarta-feira (28), Mona Lisa informou que Bernardo está internado e fazendo medicação de preparação para o transplante, enquanto aguarda por um doador compatível.

Como se cadastrar no REDOME

Os interessados em ser voluntários devem procurar o Hemonorte e expressar o desejo de se cadastrar no banco nacional de doadores. O período de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para realizar o cadastro é preciso ter entre 18 e 34 anos e seis meses; estar em bom estado de saúde; levar documento oficial com foto; preencher formulário e realizar coleta de uma pequena amostra de sangue, feita no local.

Autor(a): BZN



últimas notícias