29 ABR 2025
A Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, anunciou nessa segunda-feira (28) a expulsão de 12 estudantes do curso de medicina após a divulgação de uma imagem em que os alunos aparecem segurando uma faixa com mensagem de apologia ao estupro.
O episódio ocorreu no dia 15 de março durante um campeonato esportivo universitário. Na fotografia que gerou indignação, mais de 20 alunos aparecem com um "bandeirão" estampado com a frase “entra p***, escorre sangue”, retirada de um antigo hino da atlética de medicina, que já havia sido banido pela faculdade em 2017.
A Faculdade Santa Marcelina afirmou, por meio de nota, que "reafirma sua postura proativa e colaborativa em relação ao assunto, perante as autoridades competentes", destacando o compromisso institucional com a ética, a dignidade e a legislação.
O ato foi denunciado pelo Coletivo Francisca, composto por cerca de 150 alunas do curso de medicina, que cobrou providências imediatas da instituição. Em manifestação formal, o coletivo classificou o episódio como uma clara violação à legislação e aos princípios de convivência acadêmica. A universidade, por sua vez, instaurou uma sindicância interna, comunicou o Ministério Público e prometeu rigor na responsabilização dos envolvidos.
Autor(a): BZN