Política

Deputado Gustavo Carvalho destaca avanço da produção de petróleo no RN e cobra instalação de CPMI

13 MAI 2025

Foto: ALRN

Em pronunciamento realizado nesta terça-feira (13) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) comemorou o crescimento "significativo" na produção de petróleo no estado e criticou a postura do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação à proposta de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O parlamentar citou reportagem que apontou o triplo aumento da produção de petróleo no RN, passando de 14 mil para 38 mil barris por dia graças à atuação de operadoras independentes. Segundo ele, "o avanço reforça o protagonismo da empresa privada" e sugeriu que aqueles que foram contra a mudança "comecem a repensar qualquer matéria que chegue na Casa para que se privatize alguns serviços que o governo não sabe administrar".

Apesar do avanço, Gustavo Carvalho apontou entraves burocráticos e criticou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) pela lentidão na concessão de licenças ambientais. “O Estado ainda breca esse crescimento com as licenças pelo Idema. Isso é um absurdo”, declarou Gustavo Carvalho.

Em seguida, o deputado voltou a cobrar transparência sobre as fraudes bilionárias envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. Gustavo criticou o posicionamento de parlamentares petistas, que, segundo ele, se recusam a apoiar a abertura da CPMI. "Como é que o PT diz que isso começou em Bolsonaro e não assina a CPMI?", indagou o deputado, citando o ditado popular "quem não deve não teme".

Autor(a): BZN



últimas notícias