Cidade

Surfe de ondas grandes perde um guerreiro: Gladson 'Alemão' Dezen morre em Maresias

21 AGO 2025

Foto: Reprodução

A cena do surfe brasileiro perdeu Gladson Calarezi Dezen, o “Alemão”, aos 43 anos. O surfista, respeitado entre os praticantes de ondas grandes no litoral paulista, morreu sábado (16), após acidente durante uma sessão de tow in na praia de Maresias, em São Sebastião.

Segundo a Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), Gladson foi lançado da prancha e ficou inconsciente sob a água. Socorrido quase sem sinais vitais, recebeu massagem cardíaca ainda na areia e chegou a ser entubado dentro da ambulância do Samu, mas não resistiu.

Nascido em Osasco, Gladson dividia a rotina de chaveiro com a paixão pelo mar. Iniciou no surfe ainda criança, aos 10 anos, em Ilha Comprida, e ganhou respeito nas praias do litoral norte de São Paulo, especialmente em Maresias, onde se consolidou como desbravador de ondas grandes.

Sua trajetória foi marcada pela superação: em 2000, sobreviveu a um acidente que o deixou em coma por dois dias; mais tarde, encarou quatro cirurgias após um coice de cavalo; e, já nos treinos de jet ski, sofreu outro acidente que comprometeu a mão. Em todas as ocasiões, o “Alemão” mostrou força e resiliência, retornando ao mar para perseguir o sonho de desafiar gigantes de água.

Autor(a): BZN



últimas notícias