07 AGO 2025
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde dessa quarta-feira (6), cerca de 40 kg de ouro maciço em Altamira (PA). O material era transportado em uma caminhonete ocupada por quatro pessoas: dois adultos, um adolescente e uma criança. Os adultos foram encaminhados à Polícia Federal (PF), enquanto os menores ficaram sob responsabilidade das autoridades competentes. Esta é a segunda maior apreensão de ouro da história das rodovias federais brasileiras.
Nos últimos dois dias, a PRF retirou de circulação mais de 140 kg do mineral em duas ocorrências distintas, nos estados de Roraima e Pará. Juntas, as apreensões somam um valor estimado superior a R$ 80 milhões. Na segunda-feira (4), em Boa Vista (RR), agentes da PRF apreenderam 103 kg de ouro em uma caminhonete na BR-401. O motorista foi preso e o material, encaminhado à Polícia Federal.
As duas apreensões ocorreram em estados que integram a Amazônia Legal, região severamente afetada pela mineração ilegal, especialmente em áreas de proteção ambiental e territórios indígenas.
O aumento das apreensões na região Norte é reflexo do fortalecimento do efetivo da PRF e da ampliação das ações de combate a crimes ambientais. Desde 2023, o Plano Amazônia: Segurança e Soberania, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem reforçado a presença do Estado na região. A iniciativa promove a integração entre forças de segurança e órgãos de preservação ambiental para enfrentar o garimpo ilegal e outros crimes associados.
Autor(a): BZN