29 ABR 2025
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Mossoró deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação Rust, com o objetivo de desmantelar uma rede criminosa envolvida em tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro, com atuação dentro e fora dos presídios do Rio Grande do Norte.
A operação foi executada simultaneamente nos municípios de Mossoró, Grossos, Nova Cruz, Patu, Caraúbas, Palmas (TO) e São Paulo (SP), totalizando 48 mandados judiciais, entre 19 de prisão preventiva, 22 de busca e apreensão e 7 de bloqueio de contas bancárias, todos expedidos pela Justiça potiguar.
Cerca de 200 agentes de diversas forças de segurança participaram da operação, que resultou na prisão de 15 suspeitos, além de uma autuação em flagrante por porte ilegal de arma, tráfico de drogas e receptação.
As investigações revelaram que o grupo movimentou aproximadamente R$ 3 milhões em atividades ilícitas. Para disfarçar a operação criminosa, os envolvidos usavam nomes como “Lojas da Família” para denominar pontos de venda de drogas e codinomes inspirados em operadoras de telefonia para identificar os entorpecentes.
Duas mulheres se destacam na estrutura criminosa: uma presa em Palmas, suspeita de ser fornecedora de drogas para o RN, e outra localizada em São Paulo, investigada por atuar no setor financeiro da organização, lavando o dinheiro do tráfico.
A Ficco integra órgãos como a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Instituto Técnico-Científico de Perícia, promovendo ações conjuntas para enfrentar organizações criminosas com maior eficiência.
As investigações continuam e os envolvidos poderão responder por tráfico de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e posse ilegal de armas.
Autor(a): BZN