21 MAI 2025
Um vídeo inusitado gravado no município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, repercutiu nas redes sociais nesta semana. As imagens mostram um homem utilizando uma cadeira de rodas aparentemente adaptada com motor para circular entre os veículos, em plena via movimentada, como se estivesse pilotando uma motocicleta.
O registro foi feito por ocupantes de um carro que trafegava logo atrás. Nas imagens, o homem aparece usando capacete, mochila e agasalho, enquanto manobra com desenvoltura a cadeira de rodas motorizada no meio do tráfego. O equipamento ostentava o símbolo internacional de acessibilidade, mas, visualmente, exibia modificações que lhe conferiam maior velocidade e autonomia.
O caso chamou atenção de internautas, mas também acendeu o alerta das autoridades. Em nota, a Niterói Transporte e Trânsito esclareceu que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite a circulação apenas de veículos devidamente registrados, licenciados e conduzidos por motoristas habilitados.
Ainda segundo o órgão, a utilização de cadeiras de rodas motorizadas adaptadas para além de suas especificações originais caracteriza descaracterização do equipamento como dispositivo de mobilidade pessoal. Isso representa um risco significativo para o próprio usuário e para os demais condutores, sendo incompatível com as normas de segurança viária.
A Niterói Transporte e Trânsito informou ainda que está apurando o caso e que tomará as medidas cabíveis em conjunto com os órgãos competentes.
Autor(a): BZN