04 JUL 2025
O presidente da Associação dos Oficiais Militares do RN (ASSOFME), coronel Antoniel Moreira, entregou nesta sexta-feira (4) ao secretário Pedro Lopes (Administração) requisição formal de audiência com a governadora Fátima Bezerra. O documento foi assinada por 40 coronéis do alto comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte.
Os oficiais alegam existir uma “grave ameaça” às corporações devido à inviabilidade financeira crescente. Entre os problemas apontados estão atrasos recorrentes no pagamento de verbas como auxílio-alimentação, cortes orçamentários e falta de recursos para manter a estrutura mínima operacional .
De acordo com a ASSOFME, a crise financeira já afeta diretamente os serviços à população, minando a capacidade de prevenção e resposta a emergências. O cenário coloca em risco a segurança pública e a ordem no estado.
O documento solicita:
- Audiência imediata com a governadora;
- Garantia de autonomia financeira para PM e Bombeiros;
- Liberação de recursos para manutenção de efetivo, viaturas e equipamentos;
- Compromisso coletivo com as condições de trabalho dos militares.
Apesar da expressiva mobilização, 40 oficiais de alta patente, até o momento não há retorno oficial por parte do governo estadual ou da governadora. Nem do super Cadu.
Autor(a): BZN