01 JUL 2025
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou, nesta segunda-feira (30), o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A publicação foi feita em edição extra do Diário Oficial da União, com início das inscrições marcado para esta quarta-feira (2).
Organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o concurso oferece 3.642 vagas para 32 órgãos da administração pública federal. Deste total, 2.480 são vagas imediatas e 1.172 destinadas a formação de cadastro de reserva. A taxa de inscrição é de R$ 70.
A prova objetiva será aplicada no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todo o país. Para os candidatos habilitados na primeira fase, a prova discursiva está prevista para 7 de dezembro. A divulgação da primeira lista de classificados deve ocorrer em 30 de janeiro de 2026.
Blocos temáticos e inscrição
Seguindo o modelo da edição anterior, os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, agrupando áreas com atuação semelhante. Com isso, os candidatos podem concorrer a vários cargos dentro de um mesmo bloco temático, por meio de uma única inscrição.
No ato de inscrição, o candidato poderá escolher sua ordem de preferência, levando em consideração sua formação, experiência e objetivos profissionais.
O edital também prevê reservas de vagas para grupos historicamente excluídos. A distribuição será da seguinte forma:
- 65% para ampla concorrência
- 25% para pessoas negras
- 5% para pessoas com deficiência
- 3% para indígenas
- 2% para quilombolas
Cronograma
- Inscrições: de 2 a 20 de julho
- Isenção da taxa: de 2 a 8 de julho
- Prova objetiva: 5 de outubro
- Convocação para prova discursiva: 12 de novembro
- Confirmação de cotas e PcD: 12 de novembro
- Envio de títulos: de 13 a 19 de novembro
- Prova discursiva: 7 de dezembro
- Resultado preliminar: 30 de janeiro de 2026
Autor(a): BZN