Mundo

Brics avança em negociações para sistema próprio de pagamentos

06 JUL 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As negociações para a criação de um sistema de pagamentos próprio entre os países do Brics avançaram, segundo comunicado conjunto divulgado pelos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do bloco. A proposta prevê um mecanismo que dispense a conversão para o dólar norte-americano nas transações, promovendo o uso das moedas locais dos países-membros.

De acordo com o documento, houve progresso na identificação de caminhos para garantir a “interoperabilidade” entre os sistemas nacionais de pagamentos dos membros do grupo. Embora o texto não detalhe as medidas adotadas até o momento, as conversas devem continuar ao longo do segundo semestre, antes da Índia assumir a presidência rotativa do Brics em 1º de janeiro de 2026.

“Reconhecemos o progresso alcançado pela Força-Tarefa de Pagamentos do Brics na identificação de possíveis caminhos para apoiar a continuação das discussões sobre um maior potencial de interoperabilidade dos sistemas de pagamentos do Brics”, destaca o comunicado, referindo-se à Declaração de Kazan, firmada na Rússia.

Apesar da ausência de detalhes técnicos, o comunicado cita o relatório “Sistema de Pagamentos Transfronteiriços do Brics”, elaborado pelo Banco Central do Brasil, que reúne as preferências dos países para garantir transações rápidas, seguras, acessíveis e de baixo custo. O objetivo do novo sistema é facilitar o comércio e o investimento entre os países-membros, reduzindo a dependência de moedas estrangeiras como o dólar.

Acordo de Reservas Contingentes

Outra medida anunciada foi a revisão do Acordo de Reservas Contingentes (ARC), firmado em 2014, que prevê assistência financeira mútua entre os países do bloco em momentos de crise no balanço de pagamentos. A revisão tem como foco a inclusão de novas moedas no mecanismo.

O texto informa que as novas regras passarão por discussões internas nos países-membros e que uma nova rodada de negociações, ainda sem data definida, deve ocorrer no segundo semestre para debater a adesão dos novos integrantes do Brics ao ARC.

“Aguardamos ansiosamente essas alterações como base para discussões que visam aumentar a flexibilidade e a eficácia do mecanismo do ACR, notadamente por meio da incorporação de moedas de pagamento elegíveis e da melhoria da gestão de riscos”, destaca o comunicado.

Autor(a): BZN



últimas notícias