08 MAR 2025
Recebo carta elegante do candiato a presidente da Unimed Natal pela Chapa 1, médico Ricardo Queiroz, por quem tenho respeito e apreço. A íntegra segue abaixo das considerações pertinentes.
Dr. Ricardo rebate que “não houve vazamento do valor do contrato de auditoria realizada pela empresa Deloitte, como sugerido no texto desse renomado veículo de comunicação”. Entretanto, a informação sobre valor está em canal de coordenação da campanha da Chapa 1, na tentativa de desacreditar o candidato da oposição: “Como Coordenador do Conselho Fiscal, Rêgo solicitou também a contratação de uma auditoria técnica, com custo estimado em R$ 450 mil”.
Dr. Ricardo confirma o que disse o BZN, de que o relatório da auditoria é aberto aos cooperados. E finaliza “lamentando que colegas médicos que não fazem parte da Chapa 1 tenham colocado o relatório completo em grupos de WhatsApp, pois vazamentos podem comprometer dados sigilosos da Unimed para o mercado”.
Considerações do BZN: grupos de WhatsApp corporativos são hoje o canal mais eficiente e usado em todo o mundo para uma comunicação mais ágil e tomadas de decisões. Se houve informações sobre o relatório da auditoria entre os cooperados, e se o acesso a eles é permitido, então não houve “vazamento”.
Vazamento houve, sim, publicamente, sobre o valor do contrato, que é confidencial.
Íntegra da carta do Dr. Ricardo Queiroz:
- Prezada jornalista Eliana Lima,
Em relação ao post publicado nesta sexta-feira (7) no blog BZNotícias, esclareço que não houve vazamento do valor do contrato de auditoria realizada pela empresa Deloitte, como sugerido no texto desse renomado veículo de comunicação. As informações referentes ao contrato estão sendo tratadas com o devido sigilo e não foram divulgadas pelos membros da Chapa 1. Reforço que os custos com auditoria foram apresentados em assembleia aos médicos cooperados como prestação de contas do serviço.
Gostaria de ressaltar também que, durante a assembleia, não foi apresentado o relatório completo da auditoria, mas sim um resumo das conclusões do trabalho executado pela Deloitte. Esse resumo foi disponibilizado com o objetivo de garantir a transparência e prestar contas aos cooperados presentes na reunião.
A auditoria realizada pela Deloitte é, sim, acessível a todos os cooperados, garantindo a transparência e o direito de acesso à informação. Como bem afirmou o presidente da Unimed Natal, Fernando Pinto, durante a assembleia, a “auditoria é dos cooperados”, por isso, as informações estão à disposição para garantir o cumprimento dos direitos e deveres de todos os membros da cooperativa.
Finalizo e agradeço pelo espaço, lamentando que colegas médicos que não fazem parte da Chapa 1 tenham colocado o relatório completo em grupos de WhatsApp, pois vazamentos podem comprometer dados sigilosos da Unimed para o mercado, inclusive concorrentes.
Atenciosamente,
Ricardo Queiroz
Candidato à presidência da Unimed Natal
Autor(a): BZN