07 MAI 2025
O que a série da Netflix apenas arranhou, o escritor, chef e empresário açoriano Rúben Pacheco Correia agora revela em profundidade. Lançado nesta quarta-feira (7) em Lisboa, o livro Rabo de Peixe: Toda a Verdade expõe os bastidores do episódio real que chocou Portugal: a chegada de mais de 700 quilos de cocaína à vila açoriana de Rabo de Peixe, em 2001. O protagonista da trama é o traficante italiano Antonino Giuseppe Quinci, atualmente preso no Rio Grande do Norte, Brasil, entrevistado pessoalmente pelo autor dentro de uma penitenciária potiguar.
Durante quase dois anos, Rúben conduziu uma apuração rigorosa nos Açores, na Itália e no Brasil para montar um quebra-cabeça de fatos desconhecidos do grande público e até da mídia. O resultado é uma narrativa impactante, que mistura investigação, memória coletiva e um olhar crítico sobre a representação da vila açoriana na cultura popular.
Entre os episódios descritos no livro estão o uso de cocaína para empanar peixe, marcações de campos de futebol com droga e o rumoroso caso de um padre que teria sofrido uma overdose. Tudo contado sem filtros, com respeito às vítimas e à comunidade, tantas vezes reduzida a estereótipos.
O livro conta com prefácio do político Luís Marques Mendes e posfácio do escritor Valter Hugo Mãe. Após o lançamento em Lisboa, Rabo de Peixe: Toda a Verdade será apresentado sexta-feira (9) nos Açores. A obra já está disponível em pré-venda nas principais livrarias online.
Mais do que um livro-reportagem, a obra é um retrato direto e ousado de um dos episódios mais emblemáticos do narcotráfico em território europeu, e de como ele ainda ecoa entre Portugal e o Brasil.
Concorrido lançamento hoje em Lisboa
Autor(a): BZN