11 JUL 2025
A Prefeitura de Natal promoveu, nessa quarta-feira (9), uma reunião técnica entre a Ouvidoria-Geral do Município, a Ouvidoria do SUS Natal e representantes do Ministério da Saúde, afim de fortalecer os canais de escuta da população e aprimorar os fluxos de atendimento às demandas relacionadas aos serviços públicos de saúde.
O encontro foi realizado por vídeo conferência na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e tratou do aperfeiçoamento da comunicação entre as esferas municipal e federal. Entre os principais temas discutidos, esteve a revisão dos protocolos de encaminhamento de manifestações, como denúncias, reclamações e sugestões, garantindo mais agilidade no retorno ao cidadão e evitando retrabalhos.
Também foi abordada a necessidade de integração entre os sistemas de ouvidoria utilizados pelos diferentes entes da administração pública. A proposta é melhorar o compartilhamento de informações e o monitoramento conjunto das demandas, assegurando um atendimento mais coeso e eficiente para os usuários do SUS.
A ouvidora-geral do município de Natal, Nina Salustino destacou o impacto prático da iniciativa. “Trabalhar em rede é essencial para qualificar a resposta ao cidadão. Essa articulação nos permite alinhar condutas, integrar ferramentas e, sobretudo, garantir que as demandas de saúde sejam tratadas com a seriedade e a celeridade que a população espera", afirmou Nina Salustino.
Autor(a): BZN