02 SET 2025
A Polícia Federal (PF) indiciou, nessa segunda-feira (1º), Maria Shirlei Piontkievicz, passageira que hostilizou e tentou agredir o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino durante um voo de São Luís (MA) para Brasília.
Segundo a PF, ela responderá por injúria qualificada, por ter ofendido o ministro em local público, e por incitação ao crime, ao estimular comportamentos ilícitos contra a autoridade.
O episódio ocorreu na véspera do julgamento em que o STF analisa a responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado. Dino é integrante da Primeira Turma, responsável pela análise do caso.
De acordo com a equipe do ministro, a passageira tentou avançar em direção ao assento dele, mas foi contida por um segurança. Após ser advertida, interrompeu as agressões. Os procedimentos policiais foram adotados quando o avião pousou em Brasília.
Em nota, a assessoria de Flávio Dino afirmou que "agressões físicas e verbais, ainda mais no interior de um avião, são inaceitáveis, inclusive por atrapalhar outros passageiros e colocar em risco a operação do próprio voo, que é um serviço essencial”.
Autor(a): BZN