04 JUL 2025
As promessas não saíram do papel. Ou pior, começaram a sair e foram deixadas para trás. Em vídeos divulgados em suas redes sociais, o vereador Matheus Faustino (União Brasil) expôs o estado de abandono das obras das novas estações de trem em Natal, prometidas há mais de um ano pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) com apoio da bancada federal do Rio Grande do Norte.
Faustino cobra explicações da deputada federal Natália Bonavides (PT), da governadora Fátima Bezerra (PT) e da própria CBTU. Segundo ele, a situação é de “descaso com o dinheiro público” e “falta de transparência com a população”.
O parlamentar relata que tentou entrar na sede da CBTU Natal para fiscalizar os motivos da paralisação, os valores já investidos, e o que ainda há disponível em caixa. No entanto, foi impedido de acessar o local, apesar de ser um prédio público e de exercer uma função fiscalizadora como vereador.
“Fui barrado na CBTU. O povo está do lado de fora esperando transporte, enquanto obras paradas e vagões quebrados consomem milhões. O mínimo que se espera é respeito com o dinheiro do contribuinte”, afirmou o vereador em uma de suas postagens.
Promessas e realidade
Em 30 de novembro de 2023, a deputada-comunista Natália anunciou, com destaque nas redes sociais, a destinação de R$ 8,3 milhões em emendas da bancada federal para a construção de estações de trem em Natal. O anúncio ocorreu após reunião em Brasília com a governadora Fátima Bezerra, o presidente da CBTU, José Marques, e o superintendente da CBTU-RN, João Maria Cavalcanti.
A promessa inicial contemplava a construção de estações nos conjuntos Soledade e Santa Catarina, além de uma na Avenida Capitão-Mor Gouveia. Posteriormente, em maio de 2024, a CBTU ampliou o projeto, anunciando mais quatro estações: Capitão-Mor Gouveia (Cidade da Esperança), Baraúnas (Quintas), João Medeiros Filho (Potengi) e Soledade.
A previsão era de que as obras estivessem concluídas até julho de 2025. No entanto, como mostram os vídeos divulgados por Matheus Faustino, o cenário atual é de abandono: estruturas inacabadas, canteiros vazios, lixo e nenhuma movimentação de operários.
Além das estações, também foi anunciou o investimento de R$ 8 milhões para a recuperação de três novos vagões, que se somariam aos cinco já existentes, com a promessa de ampliar a oferta e melhorar a qualidade do sistema de transporte ferroviário urbano.
Silêncio e cobrança
Até o momento, nem a deputada Natália Bonavides nem o Governo do Estado ou da CBTU se pronunciaram oficialmente sobre a denúncia feita por Faustino. O silêncio só aumenta a cobrança por transparência e respostas concretas.
Enquanto isso, os usuários do sistema seguem enfrentando dificuldades com a baixa frequência dos trens e a precariedade das estações. O caso escancara a distância entre o discurso político e a realidade nas ruas, e coloca em xeque a gestão de recursos públicos em projetos de mobilidade urbana que deveriam beneficiar a população trabalhadora.
Vídeo disponível no perfil do BZN no Instagram.
Autor(a): BZN