Política

Novo ministro da Previdência e presidente do INSS se reúnem neste domingo

04 MAI 2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o presidente recém-empossado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, terão seu primeiro encontro oficial neste domingo (4), em um momento de forte pressão sobre o governo federal para reparar os prejuízos causados por descontos indevidos a aposentados e pensionistas.

A reunião foi marcada para as 11h, por iniciativa do novo titular da pasta. Além do encontro com Waller, Queiroz também tem agenda prevista na Casa Civil neste domingo, em meio à mobilização do governo para conter a crise.

Gilberto Waller, que é procurador federal, não tem ligação com o PDT, partido de Wolney Queiroz e do ex-ministro Carlos Lupi, que deixou o cargo na sexta-feira (2). Sua nomeação foi articulada por auxiliares da área jurídica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que reforça o perfil técnico da escolha.

Internamente, servidores da Previdência têm se referido a Waller como um “xerife”, em alusão à missão de restaurar a ordem na gestão do INSS e implementar medidas de controle mais rigorosas.

As investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) indicam que o montante desviado pode chegar a R$ 6 bilhões, retirados ilegalmente de beneficiários entre 2019 e 2024. Trabalhadores rurais, indígenas e outros grupos socialmente vulneráveis estão entre os mais prejudicados.

Autor(a): BZN



últimas notícias