Cidade

Natal vence prêmio nacional com projeto de mobilidade para pedestres

08 AGO 2025

Foto: Magnus Nascimento/STTU

A cidade de Natal foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio Cidade Caminhável 2025, na categoria Cidades Médias, pelo projeto de reurbanização da Avenida do Contorno. A premiação é promovida pelo Instituto Caminhabilidade, em parceria com a conferência internacional Walk 21 e apoio da Fundação Urban95.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o projeto transformou a avenida, antes voltada majoritariamente ao tráfego de veículos, em um espaço voltado à convivência e mobilidade ativa. A requalificação incluiu a implantação de calçadão acessível, ciclovia e pista de cooper, além de garantir maior integração com o Rio Potengi.

A premiação reconhece iniciativas que promovem espaços urbanos mais amigáveis para pedestres, incentivando políticas de mobilidade sustentável no país. “ conquista desse prêmio aponta que a concepção de nossos projetos está alinhada com o que há de mais moderno e eficaz, que é a priorização de áreas públicas com uso democrático, integrando diferentes modais e promovendo qualidade de vida ao cidadão”, destacou a vice-prefeita Joanna Guerra, que atuava como secretária de Planejamento à época da execução do projeto.

Para o secretário adjunto de Trânsito, Newton Filho, responsável técnico pela proposta, a obra representa uma mudança de paradigma. “Transformamos uma via que priorizava os carros em um espaço equilibrado e seguro para pessoas, ciclistas e corredores”, afirmou.

Integrante do júri do prêmio, a arquiteta e urbanista Zilsa Santiago ressaltou a ousadia da intervenção. “O mérito do projeto está na coragem de retirar faixas de veículos em uma avenida estrutural e requalificar o espaço com foco nas pessoas.”

Com o reconhecimento, Natal passa a compor o mapa nacional de boas práticas em caminhabilidade. O projeto será apresentado em um webdocumentário e em um episódio do podcast Cidades Caminháveis. A capital potiguar também participará de um painel no Parque da Mobilidade Urbana (PMU), em São Paulo, evento de referência sobre mobilidade inclusiva.

Autor(a): BZN



últimas notícias