21 JUL 2025
Cantora, atriz, apresentadora e empresária, Preta Maria Gadelha Gil Moreira, filha de Gilberto Gil, partiu aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde estava em tratamento experimental contra um câncer colorretal.
Diagnosticada em janeiro de 2023, Preta participou de cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia no Brasil, e chegou a celebrar melhoras. Mas em agosto de 2024, o câncer retornou, atingindo várias áreas do corpo. Em maio de 2025, ela foi para os EUA em busca de novos tratamentos, mas não resistiu às complicações.
Preta deixa um filho, Francisco Gil, 30 anos, também cantor. Ela era reconhecida por usar sua visibilidade para combater o racismo, a gordofobia, a LGBTQIA+fobia e o preconceito estrutural, e por ser símbolo de representatividade e amor-próprio.
A família divulgou que os procedimentos para repatriar seu corpo ao Brasil estão em andamento, e que em breve serão anunciadas as informações sobre velório e homenagens.
Preta Gil lançou seu primeiro álbum, Prêt-à-Porter, em 2003, e construiu uma carreira com álbuns, participações em novelas e no Carnaval carioca.
Foi uma das principais apresentadoras do WME Awards, premiação dedicada às mulheres na música.
Autor(a): BZN
Pen drive no banheiro: julgamento sumário contra Bolsonaro lembra o erro da Esc
21 JUL 2025
Alexandre de Moraes diz que Bolsonaro pode ser preso se usar redes sociais de ou
21 JUL 2025