02 SET 2025
O jornalista ítalo-brasileiro Mino Carta, fundador e diretor de redação da revista Carta Capital, morreu nesta terça-feira (2), em São Paulo, aos 91 anos.
"Há um ano, Mino lutava contra os problemas de saúde, em idas-e-vindas do hospital. Na última passagem, estava havia duas semanas na UTI do Sírio-Libanês, em São Paulo", informou a Carta Capital nas redes sociais.
Nascido em Gênova, na Itália, Mino chegou ao Brasil aos 13 anos, após a Segunda Guerra Mundial. Iniciou a carreira na revista Quatro Rodas, da Editora Abril, e fez história no jornalismo brasileiro ao liderar a criação de algumas das principais publicações do país.
Em 1966, integrou a equipe fundadora do Jornal da Tarde. Dois anos depois, lançou a revista Veja e, em 1976, fundou a IstoÉ. Em 1979, em parceria com Claudio Abramo, criou o Jornal da República, projeto que buscava explorar a abertura política da ditadura, mas que acabou interrompido por dificuldades econômicas e pela resistência dos grandes veículos da época. Em 1994, lançou a Carta Capital, revista que dirigiu até seus últimos dias.
Em nota nas redes sociais, o presidente Lula da Silva lamentou a morte do jornalista, a quem chamou de amigo.
Autor(a): BZN