Esportes

Maria Clara Pacheco conquista primeiro ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários 2025

20 JUL 2025

Foto: Instagram @claralimatkd

O Brasil conquistou nesse sábado (19) sua primeira medalha de ouro nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025, realizados em Essen, na Alemanha. O feito veio pelas mãos da atleta olímpica Maria Clara Pacheco, de 21 anos, que venceu a tunisiana Chaima Toumi na final da categoria até 57kg no taekwondo, com parciais de 3 a 2 e 5 a 3.

Apesar do título, o caminho até o topo do pódio foi marcado por superação. A brasileira enfrentou problemas de saúde durante toda a competição. “Foi uma luta mais de coração. Hoje eu estou bem doente. Eu comi alguma coisa que me fez bem mal. Desde a primeira luta eu estava me sentindo meio fraca. Então foi uma luta bem de coração mesmo, tive que dar meu melhor mesmo com o corpo fraquejando”, revelou a campeã.

A jornada vitoriosa começou ainda pela manhã e só foi concluída no início da noite. Ao final da decisão, Maria Clara foi ovacionada pelo público em Messe Essen, inclusive por torcedores alemães. “Eu queria muito que acontecesse. Eu vim sonhando com isso, em ser a primeira medalhista de ouro. Eu sabia que ia lutar no primeiro dia. Então, era o meu objetivo aqui ganhar essa medalha de ouro, continuar a sequência de finais que estava fazendo, ganhando”, contou.

Além da emoção pela conquista inédita, a vitória teve um sabor especial de redenção para a brasileira, que também competiu na Olimpíada de Paris e no Pan-Americano. “No Pan, perdi a final no último segundo. Agora é um sentimento diferente, de missão cumprida.”

A temporada de 2025 tem sido vitoriosa para Maria Clara. Em junho, ela já havia conquistado o ouro no Grand Prix de Taekwondo em Charlotte, nos Estados Unidos, ao superar a chinesa Luo Zongshim, mesma atleta que a eliminou nas quartas de final dos Jogos de Paris e campeã mundial em 2022.

Além da medalha de Maria Clara, o Brasil também garantiu o bronze com Matheus Giilliard Gonçalves Silva, na categoria até 54kg. Ele foi superado na semifinal pelo canadense Nithan Brindamohan, que viria a conquistar o ouro.

Autor(a): BZN



últimas notícias