02 SET 2025
No início de setembro, 1.043 pessoas estavam na fila de espera por um transplante de coração, rim ou córnea no Rio Grande do Norte, segundo dados da Central de Transplantes do estado, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Durante todo o mês, a campanha Setembro Verde busca conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 14 pessoas que manifestam intenção de doar, apenas quatro têm a vontade efetivada, sendo a recusa familiar um dos principais obstáculos.
O lançamento da campanha, cujo lema é “Super humanos, vidas que doam vida”, ocorreu nesta segunda-feira (1º) no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim. O evento reuniu gestores, profissionais de saúde, familiares de doadores e pacientes transplantados, destacando a relevância da informação e do diálogo familiar para aumentar o número de doações.
Até meados de agosto, o RN registrou 185 transplantes, entre eles um de coração, 37 de rins, 63 de medula óssea (até julho) e 84 de córneas.
Além da realização dos procedimentos, a Central de Transplantes e a Sesap coordenam a captação de órgãos em hospitais do estado e, em alguns casos, o envio para outras regiões do país, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil (Sesed) e a Força Aérea Brasileira.
Autor(a): BZN