Economia

Mais de meio milhão de aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento do INSS

18 JUL 2025

Foto: INSS

Mais de 582 mil aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal, uma semana após a abertura do prazo. O número representa 30,4% dos cerca de 1,9 milhão de beneficiários aptos à adesão, conforme dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A adesão tem sido expressiva em todo o país, com destaque para os estados de São Paulo (114.599 adesões), Minas Gerais (57.318), Bahia (55.786) e Rio de Janeiro (55.080). Em estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul, o índice de adesão já supera 31%.

O pagamento será realizado de forma integral, com correção pelo IPCA, diretamente na conta em que o beneficiário recebe seu benefício mensal. Os depósitos começam na próxima quinta-feira, 24 de julho, respeitando a ordem de adesão, ou seja, quem aderiu primeiro receberá primeiro.

A proposta permite o ressarcimento administrativo, sem necessidade de ação judicial, a beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025. A adesão é gratuita e não exige o envio de documentos.

Podem aderir ao acordo os segurados que contestaram descontos e não obtiveram resposta das entidades em até 15 dias úteis. Atualmente, há mais de 3,2 milhões de contestações nessa situação, envolvendo cerca de 1,9 milhão de pessoas.

A adesão pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, em agências dos Correios ou pela central telefônica 135 (esta última apenas para consultas e contestações). Os canais de atendimento permanecerão abertos, ao menos, até 14 de novembro de 2025, com possibilidade de prorrogação.

Autor(a): BZN



últimas notícias