03 SET 2025
A juíza Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa foi escolhida para integrar o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) como a mais nova desembargadora da Corte. A posse será na manhã desta quinta-feira (4). Com sólida trajetória na magistratura, ela atua há mais de 30 anos no Judiciário potiguar.
Na votação feita pelos desembargadores, em segundo lugar da lista tríplice ficou a juíza Suely Maria Fernandes da Silveira, e em terceiro a magistrada Patrícia Gondim Moreira Pereira. Durante o período em que se definia o novo desembargador, o juiz Luiz Alberto Dantas Filho atuou momentaneamente desde fevereiro, com a aposentadoria do desembargador Expedito Ferreira.
Com a promoção de Martha Danyelle, o TJRN terá quatro mulheres no quadro de desembargadores pela primeira vez na história, um marco importante na ampliação da participação feminina na Corte estadual.
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1991), Martha Danyelle é mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Unifor, pós-graduada em Processo Civil e Penal pela UnP e possui MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas.
Na carreira, passou por diversas comarcas do interior do Estado, foi assessora da Presidência do TJRN e, desde 2004, é titular da 15ª Vara Cível de Natal. Também tem larga experiência na Justiça Eleitoral, onde atualmente exerce o cargo de juíza suplente do TRE-RN para o biênio 2024–2026.
Com a promoção, Martha Danyelle reforça o quadro de desembargadores do TJRN, trazendo sua vivência acadêmica e prática em diferentes áreas do Direito.
Autor(a): BZN