Mundo

Incêndio atinge histórica mesquita-catedral de Córdoba, na Andaluzia

09 AGO 2025

Foto: Reprodução vídeo

Um incêndio atingiu a Mesquita-Catedral de Córdoba, um dos monumentos mais importantes da Espanha e patrimônio da humanidade pela Unesco, na noite dessa sexta-feira (7). O fogo teve origem no curto-circuito em uma máquina varredora elétrica armazenada na capela 37, parte da ampliação feita por Almanzor no século X.

As chamas se espalharam para a capela da Anunciação, onde o teto desabou, e também atingiram a capela de São Nicolau de Bari, além de outras áreas menores do prédio. Felizmente, graças à rápida atuação dos bombeiros, o incêndio foi controlado em cerca de uma hora e meia, limitando os danos a aproximadamente 25 metros quadrados, em um monumento que possui 23 mil metros quadrados de área.

Não houve vítimas, mas um bombeiro foi hospitalizado devido à inalação de fumaça. O monumento foi reaberto ao público neste sábado (8), com acesso restrito às áreas afetadas pelo fogo.

A Mesquita-Catedral de Córdoba é um símbolo histórico e cultural da Andaluzia, marcada pela convivência de influências islâmicas e cristãs ao longo dos séculos. Este é o terceiro incêndio registrado na sua história, sendo os anteriores em 1910 e 2001.

O prefeito José María Bellido destacou que, apesar do susto, não se trata de uma catástrofe, elogiando o trabalho dos bombeiros. Já o Ministério da Cultura espanhol ativou um plano nacional para a conservação e restauração das áreas atingidas.

Autor(a): BZN



últimas notícias