16 JUL 2025
O homem que viralizou ao resgatar uma baleia presa em uma rede de pesca no litoral de Santa Catarina agora enfrenta a possibilidade de ser multado por sua ação. O episódio, amplamente compartilhado nas redes sociais, comoveu milhares de brasileiros, mas também chamou a atenção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que abriu investigação sobre o caso.
Segundo o Ibama, a intervenção direta com animais marinhos é regulamentada por portaria e só pode ser feita por órgãos ambientais ou equipes treinadas, com o objetivo de preservar a segurança do animal e do socorrista. A avaliação técnica do órgão concluiu que o enrosco na baleia era superficial e não afetava seu comportamento natural, como amamentação e interação com o filhote.
Desde então, o autor do resgate relata estar sofrendo com crises de ansiedade, alegando que não esperava ser alvo de processo após tentar ajudar. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele pede apoio da população e afirma que agiu por impulso humanitário.
“Eu só acho muito injusto eu ficar foragido por ter feito algo bom. Agora estão querendo me multar. Eu tenho ansiedade, então eu não estou nem dormindo direito por causa disso. Eu peço para quem estiver vendo esse vídeo para que fique do meu lado”, desabafou.
Autor(a): BZN