24 MAI 2025
O Brasil tem atualmente 17 investigações em andamento por suspeita de gripe aviária, segundo atualização da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, mantida pelo Ministério da Agricultura. As análises seguem em curso com coletas de amostras, mas ainda sem resultados laboratoriais conclusivos.
Entre os casos em apuração, dois envolvem unidades comerciais: uma granja de pintinhos com cinco dias de vida, em Ipumirim (SC), e um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO). Outras nove suspeitas ocorrem em criações de subsistência e seis em aves silvestres.
As investigações são procedimentos rotineiros no sistema de defesa agropecuária brasileiro, uma vez que a notificação de casos suspeitos da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) é obrigatória e deve ser feita de forma imediata aos órgãos de defesa sanitária animal.
Até o momento, o país registra um único caso confirmado da doença em produção comercial: uma granja de matrizes localizada em Montenegro (RS), na região metropolitana de Porto Alegre. O Brasil também contabiliza 164 casos em animais silvestres, 160 em aves e quatro em leões-marinhos, além de três focos em criações domésticas de subsistência, totalizando 168 ocorrências da doença no território nacional.
Autor(a): BZN