19 JUL 2025
Muito bom o editorial do jornal curitibano Gazeta do Povo, neste sábado (19), sobre o atual cenário político do Brasil.
Faz duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, por conta da operação deflagrada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para o jornal, a ação extrapola os limites da atuação judicial e agrava a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos.
“Há muito o Supremo Tribunal Federal deixou de ser apenas uma corte constitucional. […] A toga converteu-se em instrumento de protagonismo político, e a prudência – virtude que deveria ser regra nas cortes superiores – cedeu lugar à compulsão por interferência”.
O editorial afirma que a justificativa da operação, baseada em tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, cria um precedente perigoso e interfere de maneira imprudente nas relações entre Estados, algo que não caberia ao Judiciário. “A atuação política, travestida de exercício de altanaria institucional, interfere no jogo diplomático da maneira mais imprudente possível”.
O texto ainda menciona o agravamento da crise comercial: no último dia 9, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando degradação das liberdades civis no Brasil e citando diretamente ordens de censura do STF a empresas de tecnologia dos EUA e a situação de Bolsonaro, que chamou de “caça às bruxas”.
O jornal critica tanto os excessos do STF quanto a resposta do governo brasileiro, que teria optado por um “confronto vaidoso” em vez de buscar soluções diplomáticas e sensatas.
“O Brasil não precisa de heróis de toga nem de salvadores da pátria. Precisa, com urgência, de lideranças com responsabilidade, moderação, abertas ao diálogo – e com um patriotismo verdadeiro”.
Autor(a): BZN