Cidade

Especialista contesta número de pessoas divulgado pela Riotur para show de Lady Gaga em Copacabana

05 MAI 2025

Foto: Divulgação/Fabio Motta

O show da cantora Lady Gaga em Copacabana, realizado nesse sábado (3), teria reunido 2,1 milhões de pessoas, segundo estimativa oficial divulgada pela Riotur. No entanto, especialistas questionam a veracidade desse número, apontando limitações físicas e lógicas para comportar essa quantidade de pessoas na orla carioca.

De acordo com a professora Mariana Aldrigui, pesquisadora de turismo da Universidade de São Paulo (USP), os dados oficiais não condizem com os limites da área útil da praia e da Av. Atlântica. “Se considerarmos todos os obstáculos e fizermos a conta com uma densidade alta, de seis pessoas por metro quadrado, o show da Lady Gaga teria, no máximo, 1 milhão de pessoas”, afirmou a professora.

Segundo levantamento do instituto Datafolha, Copacabana comporta, no máximo, 1,2 milhão de pessoas em eventos de grande porte. Para especialistas, uma estimativa mais realista gira em torno de duas pessoas por metro quadrado, o que reduziria o público para cerca de 800 mil pessoas.

Mariana explica que, mesmo com um cálculo generoso, a conta não fecha. “Se considerarmos que a área do show seja 2.000 km, com 80 metros de faixa de areia e cerca de 50 metros de calçada e rua, para seis pessoas por metro quadrado, chegaríamos a 1,56 milhões. É essa a conta que fazem, mas sem descontar absolutamente nada."

Com apoio de imagens de drones, a especialista estima que o público real do show de Lady Gaga deve ter ficado entre 850 mil e 1 milhão de pessoas. “Se pensarmos que o palco da Lady Gaga é maior em profundidade e pelo perfil de público mais jovem, acredito que terá gente mais apertada em um espaço que vai um pouco mais longe."

Autor(a): BZN



últimas notícias