Mundo

Entrevista exclusiva de capa da BZZZ: Rúben Pacheco revela trajetória e investigação sobre Antonino Quinci, traficante italiano foragido do RN

31 AGO 2025

Foto: Leandro P. Duarte

O empresário e escritor português Rúben Pacheco Correia, natural de Rabo de Peixe, nos Açores, é o protagonista da entrevista de capa da edição mais recente da Revista BZZZ, atualmente nas bancas. Em um trabalho de investigação que durou cerca de dois anos, ele mergulhou na história de sua comunidade e atravessou o Atlântico para entrevistar Antonino Quinci, na Cadeia Pública de Ceará Mirim. Trata-se do traficante italiano que esteve envolvido em um episódio de tráfico de 700 kg de cocaína em 2001, que culminou em naufrágio nos Açores.

Na conversa, Rúben conseguiu extrair relatos exclusivos sobre o enredo que inspirou o livro “Rabo de Peixe: toda a verdade”, lançado este ano pela Contraponto. O italiano, que um tempo depois da entrevista foi liberado sob condicional com tornozeleira eletrônica, acabou rompendo o equipamento e fugiu.


Durante a investigação, Rúben Pacheco descobriu detalhes quase inacreditáveis sobre o episódio de 2001. Antonino Quinci tentou esconder a droga na areia da ilha, e, segundo relatos, parte da cocaína chegou a ser utilizada para empanar peixe. Além disso, campos de futebol locais teriam sido marcados com a droga, e até um padre da comunidade sofreu overdose acidental, detalhes que tornam a história ainda mais surpreendente e mostram como a realidade pode superar a ficção.

O escritor enfatiza que a obra busca desfazer estigmas sobre Rabo de Peixe, mostrando que a realidade da vila pesqueira vai muito além da ficção, inclusive da série da Netflix que se inspirou nos acontecimentos da região. Durante a investigação, Rúben Pacheco entrevistou familiares de Quinci, advogados e outras fontes que permitiram reconstituir a trama com precisão e responsabilidade, sem distorcer fatos.



Autor(a): BZN



últimas notícias