11 AGO 2025
O sucesso do São João de 2025 em Natal ganhou espaço na série documental São Julhão – O Nordeste em Festa, que estreou nesse domingo (10) no Globoplay. A produção valoriza artistas, tradições e os bastidores das maiores festas juninas e julinas do país.
Ao longo de sete episódios, a série percorre cinco estados e mais de 20 cidades nordestinas, registrando dois meses de celebrações. Com 254 horas de gravações, a obra apresenta desde arraiais de chão batido até megaeventos com produções milionárias, revelando o encontro entre o tradicional e o contemporâneo.
“Reposicionamos Natal entre os festejos juninos mais atrativos do Nordeste. Criamos novos polos e já no primeiro ano de gestão produzimos um dos maiores são joões da história da capital”, afirmou o prefeito Paulinho Freire, destacando que a meta é aprimorar o evento a cada edição.
Entre os artistas retratados estão nomes potiguares como Dorgival Dantas, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo Potiguar, além de Elba Ramalho, Bell Marques, João Gomes, Flávio José, Luan Santana e Alok. Personagens anônimos também ganham espaço, mostrando a força da preservação e reinvenção das festas em suas comunidades.
Impacto econômico e turístico
Em 2025, o São João de Natal atraiu quase um milhão de pessoas ao longo de junho, sendo 35,6% visitantes de outros municípios e estados, segundo pesquisa da Fecomércio. O evento movimentou R$ 188,6 milhões, com gasto médio diário de R$ 272,24 por turistas e R$ 161,57 por residentes, aumento acima de 25% em ambos os casos.
A festa também impulsionou o mercado de trabalho: 36% das empresas contrataram temporários, com destaque para o setor de serviços (44,6%). O faturamento médio diário subiu 46,6%, alcançando R$ 3.718,47, e o número de empresas que superaram R$ 10 mil em receitas diárias dobrou em relação a 2023.
Autor(a): BZN
Silvio Costa Filho assina ordem de serviço para obras de dragagem no Porto de N
11 AGO 2025