04 SET 2025
O desembargador Claudio Santos defendeu, durante sessão plenária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) nessa quarta-feira (3), a ampliação do número de desembargadores da Corte, atualmente composta por 15 membros. A manifestação ocorreu no momento da votação para escolha das três primeiras colocadas entre as sete juízas inscritas para promoção. Foram selecionadas as magistradas Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa, Suely Maria Fernandes Silveira e Patrícia Gondim Moreira Pereira.
Segundo o magistrado, o "volume de serviço" justifica a necessidade de mais cadeiras. “A Paraíba tem um desembargador para 153 mil habitantes, enquanto o Rio Grande do Norte tem um desembargador para 233 mil habitantes", destacou. Ele também afirmou que “todas as candidatas mereciam ser escolhidas” e registrou voto em favor da juíza Patrícia Gondim.
A desembargadora Lourdes Azêvedo apoiou a sugestão do colega, ressaltando que a ampliação do quadro permitiria a incorporação de mais profissionais qualificados. “Já está em tempo do Tribunal de Justiça aumentar o número de plagas, de cargos de desembargadores, que poderíamos até trazer mais pessoas qualificadas, como são todas as juízas que estão concorrendo aqui ao cargo”, disse.
Autor(a): BZN