02 SET 2025
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) realizou, na tarde desta segunda-feira (1º/09), a solenidade de posse de Walter Nunes da Silva Júnior no cargo de desembargador federal. O evento, realizado no Plenário da Corte, contou com a presença de familiares, amigos, colegas de magistratura e autoridades do Rio Grande do Norte, que prestigiaram a ocasião.
Walter Nunes assumiu o cargo pelo critério de antiguidade, na vaga deixada pelo desembargador Vladimir Carvalho, após já ter sido empossado administrativamente em 4 de junho. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador Roberto Machado, e contou com discursos de colegas de Corte, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público Federal (MPF).
(A desembargadora potiguar Cibele Benevides falou em nome da Corte)
A desembargadora federal Cibele Benevides, em nome da Corte, destacou a trajetória do novo desembargador e a influência de sua história familiar. “Dono de uma mente sempre em ebulição, está sempre estudando, sempre produzindo. É um eterno estudante e aprendiz e, hoje, profundamente dedicado a resolver os problemas do sistema penitenciário brasileiro. Walter Nunes da Silva Júnior construiu sua carreira tijolo por tijolo, em um desenho mágico”, afirmou, citando a música preferida do magistrado, Construção, de Chico Buarque. Benevides também ressaltou sua experiência, integridade e dedicação à família, lembrando que ele chega à Corte como magistrado respeitado, pai e marido apaixonado.
Em nome da OAB, o advogado Ivan Maciel de Andrade elogiou o mérito e a competência funcional de Walter Nunes, enquanto o procurador da República Marcelo Alves destacou sua coragem cívica e jurisdicional.
No discurso de posse, Walter Nunes agradeceu aos colegas, amigos e familiares, e ressaltou o acolhimento recebido na Corte. Abordou ainda o sistema penitenciário brasileiro, criticando sua seletividade e falhas no enfrentamento à criminalidade violenta. “Ser juiz é aceitar a dúvida como companheira, a escuta como método e a Constituição como bússola. Pede prudência, mas nunca covardia diante das injustiças”, declarou.
Currículo e trajetória
Natural de Natal (RN), Walter Nunes é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi titular da 2ª Vara da Justiça Federal no RN, corregedor da Penitenciária Federal em Mossoró, coordenador-geral do Fórum Permanente do Sistema Penitenciário Federal e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e atuou como juiz auxiliar da Presidência e da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
(Governadora Fátima Bezerra e o vice Walter Alves)
(Ex-senador José Agripino e o prefeito Paulinho Freire)
(Presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira)
(Retrato potiguar: os ministros Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e Luiz Alberto Gurgel de Farias (STJ) e José Agripino)
(Casal advogado Rosseaux Rocha e Luciana Vilar)
(Amigas do TJRN: Valéria Coelho, Luciana Vilar, Ana Claudia Aty, Tereza Rego, a anfitriã Aline Maia Nunes e Karina Marinho)
Autor(a): BZN