21 JUL 2025
O corpo da cantora e empresária Preta Gil, que faleceu nesse domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos, será trasladado para o Brasil, onde ocorrerão as cerimônias de despedida. Até o momento, a família não divulgou informações sobre o local e a data do velório, nem se será aberto ao público.
Preta estava nos EUA desde maio, onde realizava um tratamento experimental contra o câncer. Ela residia no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Em luto pela perda, a Prefeitura do Rio de Janeiro decretou três dias de luto oficial.
Diagnosticada com câncer no intestino em 2023, a artista chegou a entrar em remissão após uma série de cirurgias e tratamentos. No entanto, em 2024, a doença reapareceu em outras partes do corpo, exigindo novos procedimentos e medicamentos, além da tentativa com o tratamento nos EUA. Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta deixa o filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria.
Durante sua carreira musical, Preta Gil lançou quatro álbuns de estúdio, o último, Todas as Cores, em 2017, além de dois CDs e DVDs ao vivo. Um dos momentos mais marcantes de sua trajetória foi a criação do Bloco da Preta, tradicional bloco de carnaval de rua no Rio, que já reuniu até 500 mil foliões. No meio empresarial, ela também se destacou como sócia da Mynd, uma das maiores agências de marketing de influência do país.
Homenagens
A confirmação da morte de Preta Gil mobilizou uma onda de homenagens nas redes sociais, com manifestações de carinho vindas de artistas, autoridades e fãs. Os tributos exaltaram sua personalidade vibrante, seu espírito combativo e, sobretudo, sua dedicação à família e aos amigos.
A chef e apresentadora Bela Gil, irmã de Preta, compartilhou uma foto da infância ao lado da cantora, com a legenda: “Minha maior grande perda. Minha eterna inspiração e alegria.”
A atriz Carolina Dieckmann, que esteve nos EUA para acompanhar os últimos dias da amiga, escreveu: “Te fazer carinho — incessantemente — esses últimos 4 dias, estar tão perto, com você... foi o maior presente do mundo. Descansa, meu amor. Como você lutou... Vai ser muito difícil, mas é uma benção o tempo que tivemos... e nosso amor é muito maior. Vou morrer de saudade; mas vou viver com você aqui dentro!!!”
Luciano Huck também expressou sua dor e admiração: “Minha amiga se foi. Lutava com bravura, enfrentando a dor com coragem e sorrisos. A Preta foi a Preta até o fim. Forte, generosa, luminosa. Agora descansou. Ainda não consigo acreditar. Talvez nem queira. Fomos Amigos — com A maiúsculo — por mais de 25 anos. Entre tantos talentos que ela tinha, o de ser amiga dos amigos era dos mais raros e preciosos. Por isso, era tão amada. Por isso era tão dela. E não por acaso, partiu justamente no Dia do Amigo."
A atriz e cantora Zezé Motta também prestou solidariedade à família Gil: “A dor de perder alguém que vimos crescer, que acompanhamos desde criança, é uma ferida profunda. Ver essa pessoa enfrentar a vida com coragem, lutar até o fim contra um câncer com dignidade e bravura, nos deixa não só o luto, mas também uma grande lição. (...) Não sei o que dizer ao meu amigo Gil, para a querida Sandra, a todos desta família tão especial. Só me resta rezar e pedir a Deus que nos dê forças para superar este momento. É uma dor que não dá para medir. Descanse em paz Preta, eu te amo e tenho certeza que o Brasil também.”
Autor(a): BZN
Pen drive no banheiro: julgamento sumário contra Bolsonaro lembra o erro da Esc
21 JUL 2025
Alexandre de Moraes diz que Bolsonaro pode ser preso se usar redes sociais de ou
21 JUL 2025