Cidade

Acidentes com eletricidade caem em 2024, mas número de mortes aumenta

05 AGO 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Apesar da redução no número total de acidentes elétricos registrados em 2024, o Brasil viu crescer o número de mortes por esse tipo de ocorrência. De acordo com dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), 257 pessoas perderam a vida em acidentes com eletricidade neste ano, sete a mais que em 2023, quando foram contabilizadas 250 vítimas fatais.

O total de ocorrências, por outro lado, caiu de 782 para 685, representando o menor índice dos últimos oito anos. O levantamento da Abradee revela que as principais causas desses acidentes continuam ligadas a obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, manuseio inadequado de equipamentos agrícolas próximos à rede elétrica, além de cabos energizados no solo e instalações improvisadas em residências.

Com o objetivo de conscientizar a população e profissionais do setor, a Abradee promove, neste mês, a campanha Agosto Vermelho, que integra a 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica. O tema deste ano é o “Movimento Zero Acidentes”.

A construção civil, que lidera o número de ocorrências, será o foco da mobilização em 2024. Entre as ações previstas está o lançamento do primeiro workshop online voltado a dicas práticas de segurança para profissionais da área.

Batizado de “Aulão da Segurança”, o evento será transmitido pelo canal da Abradee no YouTube e contará com a participação de especialistas das distribuidoras associadas e influenciadores do setor.

Autor(a): BZN



últimas notícias